Matemática do paladar: como fazer para não faltar e nem desperdiçar bolo na sua recepção

Outrora a estrela da mesa de doces, o bolo vem passando por uma grande revolução nas últimas décadas, principalmente com o advento dos bolos fakes, que trouxeram praticidade a partir do uso dos bolos de corte.

Porém, o uso do bolo de mesa como item servido aos convidados voltou com força total através das tendências do naked cake, bolos marmorizados e afins. E com essa renovação uma dúvida persiste: qual a quantidade ideal para minha festa?!

Em se tratando de bolos redondos, a dica é utilizar o diâmetro da forma como base para o número de fatias servidas, e contabilizar de acordo com o número de andares do bolo, uma forma de 15cm de diâmetro rende em média 10 fatias de bolo. A ilustração abaixo demonstra tal técnica de forma simples.

A quantidade de bolo a ser servido também sofre variação de acordo com menu apresentado.

Uma recepção em que será servido apenas bolo e champanhe, é preciso considerar que 100% dos convidados irá consumir o bolo em fatias de em média 150g.
Já em uma recepção em que serão servidos outros doces além do bolo, o consumo ca para cerca de 30 a 50% do número de convidados em fatias que variam de 80 a 100g.

Para um Mini Wedding com 50 convidados, um bolo redondo de três andares com bases de 25, 20 e 15 cm é uma provisão de doces de cerca de 6 doces por convidado, servirá com tranquilidade os convidados da festa.
Dica Importante: manter uma boa comunicação entre o fornecedor responsável pelo bolo e o fornecedor dos doces para que seja alinhada a quantidade e o sabor dos doces e do bolo de forma a compor com elegância e harmonia o que será servido na recepção, sem faltar e nem desperdiçar os alimentos.

 

 


Comente aqui


Security code
Refresh