Como começar a organizar as suas finanças

Nem sempre é fácil manter as finanças em dia, pois demanda uma certa organização e demanda tempo. Mas confia no que eu te digo: vale a pena!

Organizar suas finanças não facilitam somente sua vida financeira, mas auxiliam na organização de vários outros segmentos da sua vida. Afinal, quem não gostaria de realizar a viagem dos sonhos? De tirar férias tranquilo? De comprar ou trocar o carro?

Como essa é uma temática comum e de interesse de todos, eu e a Maria Clara criamos essa coluna aqui no site para ajudar a todos vocês, que gostam de tudo organizado. Eu sou Natália
Laffin, sou graduada em Ciências Contábeis pela UFSC, fiz Mestrado em Administração na UDESC e, atualmente, sou doutoranda de Controladoria e Contabilidade da USP. Sou, também, professora no departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Desde a época da graduação, tenho um interesse pela área de orçamento pessoal e desenvolvi projetos (na faculdade e fora) para auxiliar pessoas nessa área.
Em 2017, em parceria com o economista e mestre em Finanças Comportamentais, Guilherme Alano (do blog HelpInvest o site é: http://helpinvest.com.br/), atuo como colaboradora na coluna de Orçamento Pessoal do Fique Sabendo, um informativo interno do Shopping Beiramar (Florianopolis). Todos os meses, falamos um pouco sobre orçamento doméstico e finanças pessoais para aqueles que estão começando a organizar sua vida financeira.

Nesse primeiro mês aqui no blog d’As Organizadas, para ajudá-lo a se organizar melhor, elaborei um quadro com os percentuais recomendados pelos especialistas para você alocar seus gastos com sabedoria e segurança.

Dessa forma, o indicado é que você organize o seu salário da seguinte forma:
5% com saúde;
5% com educação;
8% com despesas básicas como telefone, internet, TV a cabo;
8% com transporte;
10% com poupança;
12% com lazer;
20% com alimentação;
32% com aluguel ou financiamento de sua moradia;
Elenque seus gastos e verifique se eles correspondem ao indicado pelos especialistas. Após feita essa etapa, comece a pensar de que forma você poderia reorganizar suas despesas para atingir esses percentuais. No próximo mês, falaremos sobre a média dos gastos mensais da população brasileira e dicas para você ficar dentro do indicado.
O sucesso de uma estabilidade financeira depende da sua organização. Por isso, é necessário que você dedique um tempo da sua vida para o assunto.  Se organizar é a melhor forma de você ser justo à máxima “tempo é dinheiro”.
Se você tiver alguma dúvida e quiser entrar em contato, meu e-mail é This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e meu blog é http://nathalialaffin.com.


Comente aqui


Security code
Refresh